APLICAÇÃO DA CORTIÇA (QUERCUS SUBER L.) COMO ADSORVENTE NATURAL PARA O TRATAMENTO DE AMOSTRAS AQUOSAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v6i2.241Palavras-chave:
análise físico-química, adsorção, águas,Resumo
A água é uma substância natural e essencial para manutenção e preservação das espécies no meio ambiente, como também para indústria. No Brasil, especificamente na região nordeste, a problemática da água alcança muitas pessoas, principalmente, os períodos de estiagem quando se intensificam acarretando a falta d’agua. Estudos recentes apontam que a utilização da cortiça (quercus suber L.) atua como adsorvente natural no tratamento de amostras de águas. O trabalho teve como objetivo verificar a eficiência do adsorvente natural proveniente da cortiça (quercus suber L.) como meio viável e de baixo custo para diminuição da dureza total de amostras de águas. Foram realizadas determinações de condutividade elétrica, turbidez, pH, dureza total, teor de cloretos, alcalinidade, acidez, concentrações de sódio e potássio no fotômetro de chama. Posteriormente, a composição química da cortiça in natura e após o tratramento com diferentes granulometrias no Espectrômetro de Fluorescência de Raios-X por Energia Dispersiva-EDX. Foi também analisado a morfologia da cortiça pela Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV-FEG). Os resultados mostraram que a cortiça apresenta eficiência no processo de adsorção no tratamento de águas, verificando a redução da dureza total. A cortiça demonstrou-se como excelente adsorvente, produto de baixo custo e não degrada o meio ambiente após sua utilização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.