AS POSSIBILIDADES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Meris Oliveira Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Cícera Firmina Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ednalva Alves Vital Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.147

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O programa de monitoria é comun nas Instituições de Ensino Superior e tem como principal objetivo a possibilidade de iniciação à docência aos graduandos que dele participam. Pensando na importância dessa atividade, o presente traballho consiste em um relato de experiência a partir da vivência da primeira autora como monitora da disciplina de Botanica Criptogâmica do curso de Ciências  Biológicas. Foram realizadas atividades de atendimento extraclasse com os alunos, participação em aulas teóricas e práticas, reuniões para  planejarmos o encaminhamento do desenvolvimento da disciplina e pesquisa com os alunos referente as contribuições da monitoria. Dentre as colaborações deste programa para a autora, destacam -se o aprofundamento no campo dos conhecimentos adquiridos tanto pela convivência com os alunos quanto pela troca de saberes, e acompanhamento do planejamento didático metodológico, junto ao professor supervisor. Dessa forma, conlui-se ressaltando a importância da partipação dos estudantes no programa de monitoria como uma oportunidade essencial na formação docente, no apoio do processo de ensino-aprendizagem dos alunos atendidos e no crescimento e desenvolvimento da produção de curriculo e produção cientifica do monitor.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

SILVA, Meris Oliveira; SILVA, Cícera Firmina; SANTOS, Ednalva Alves Vital. AS POSSIBILIDADES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.20438/ecs.v5i2.147. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/147. Acesso em: 13 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 120

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.