ABORDAGEM SOBRE O CERRADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA-PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.142

Palavras-chave:

preservar, alunos, conscientizar, ação educativa

Resumo

O cerrado, por ser um bioma rico em biodiversidade, possui grande importância no âmbito ecológico, devido sua fauna e flora abundante, econômico, principalmente na exploração de recursos naturais, e também farmacêutico, devido seus potenciais terapêuticos. Porém, este bioma tem sofrido com a interferência humana que pode ocasionar o seu desaparecimento. Diante desse fato, fez-se necessário o desenvolvimento do seguinte trabalho, realizado através de palestras com aplicação de questionários constituídos de perguntas objetivas e fechadas, que visou aferir o nível de conhecimento dos alunos sobre o bioma cerrado, buscando alcançar uma mobilização através de ações educacionais que possam conscientizar e preservar esse bioma. Por meio deste trabalho foi possível perceber quais idéias e conhecimentos acerca do bioma, adquiridos principalmente em séries anteriores, os alunos traziam consigo, destacando a importância ecológica, social, ambiental e econômica deste rico ecossistema de transição. Dessa forma, o bioma cerrado vem passando por alterações que influenciam sua fauna e flora de forma negativa, necessitando de ações que possam trazer soluções cabíveis aos problemas a ele relacionados principalmente por meio de ações educativas.

Biografia do Autor

  • Ana Raquel Lopes Nascimento, Universidade Federal do Piauí
    Ana Raquel Lopes Nascimento, graduando do curso de Ciências Biológicas, campus Ministro Petrônio Portela, Teresina- Piauí. Aluna bolsista do Programa de Iniciação a Docência - PIBID.

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Publicado

28-12-2018

Como Citar

LOPES NASCIMENTO, Ana Raquel; SENA, Emerson Portela; BATISTA, Juliana Maria da Silva; DE FARIAS, Ruth Raquel Soares. ABORDAGEM SOBRE O CERRADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA-PI. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.20438/ecs.v5i2.142. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/142. Acesso em: 13 maio. 2025.

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