A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM SERVIÇOS PEDAGÓGICO-EDUCACIONAIS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Sheila Maria Mazer-Gonçalves Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0321-6491
  • Alana Emanuele Araújo Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
  • Nayara Aparecida Rodrigues Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v4i2.75

Palavras-chave:

pedagogia hospitalar, criança hospitalizada, direito à Educação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar possibilidades de atuação de pedagogos em hospitais buscando delinear como são realizados os atendimento pedagógicos e escolares aos alunos-pacientes. Participaram quatro pedagogas que atuam em um hospital que, por meio de uma entrevista coletiva vídeo-gravada, descreveram sua atuação pedagógica nos leitos e classes hospitalares. A transcrição da entrevista foi submetida à análise de dados segundo a metodologia de investigação fenomenológica. A discussão dos resultados revelou que estes serviços pedagógico-educacionais em ambiente hospitalar garantem muito mais que acesso, manutenção e continuidade da escolarização das crianças hospitalizadas, pois valorizam e reforçam o direito à Educação de toda e qualquer criança ou adolescente.

Biografia do Autor

  • Sheila Maria Mazer-Gonçalves, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
    Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs/ UFSCar (2013). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- FFCLRP/ USP (2007). Graduação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP/ USP (2010). Educadora (Supervisora dos estágios das licenciaturas) do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- FFCLRP/ USP.
  • Alana Emanuele Araújo, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
    Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
  • Nayara Aparecida Rodrigues, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
    Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

04-03-2018

Como Citar

MAZER-GONÇALVES, Sheila Maria; ARAÚJO, Alana Emanuele; RODRIGUES, Nayara Aparecida. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM SERVIÇOS PEDAGÓGICO-EDUCACIONAIS NO AMBIENTE HOSPITALAR. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.20438/ecs.v4i2.75. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/75. Acesso em: 9 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 232

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.