PROPAGAÇÃO ASSEXUADA DE SERIGUELEIRA COM DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ESTACAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.456Palavras-chave:
Spondias purpurea, Nordeste, Importância econômica.Resumo
A serigueleira é uma frutífera originária da América Central, que se espalhou por vários países da América do Sul. A sua reprodução ocorre por via sexuada e assexuada. Na reprodução assexuada, é comum o uso de estacas grandes, plantadas diretamente no campo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho de Spondias purpurea propagada com diferentes comprimentos de estacas. O experimento foi conduzido no estabelecimento rural Chã da Bolandeira em Jaçanã – RN. O delineamento experimental foi realizado em blocos casualizados, com cinco tratamentos. Os tratamentos testados foram assim distribuídos T1 - 0,4 m; T2 - 0,6 m; T3 - 0,8 m; T4 -1,0 m; T5 -1,2 m. As características avaliadas foram à emissão de brotações, diâmetro do caule e comprimento dos ramos. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância, e as médias das características comparadas pelo teste de Tukey, a α ≤ 0,05. Verificou-se que S. pupurea apresentou crescimento inicial de desempenho satisfatório. A brotação iniciou 30 dias após o plantio e as estacas maiores tiveram os melhores resultados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.