DIALOGANDO SOBRE HIGIENE BUCAL COM PRÉ-ESCOLARES: PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Mirian de Souza Lucas
  • Patrícia Carolina Gomes
  • Pedro Henrique Duarte de Mello
  • Rodrigo de Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.247

Palavras-chave:

Higiene bucal. Educação em saúde. Creches. Estágio clínico. Planejamento estratégico. Creches.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.

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Publicado

28-06-2020

Como Citar

ALMEIDA, Luiz Eduardo de; LUCAS, Mirian de Souza; GOMES, Patrícia Carolina; MELLO, Pedro Henrique Duarte de; SILVA, Rodrigo de Oliveira. DIALOGANDO SOBRE HIGIENE BUCAL COM PRÉ-ESCOLARES: PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.20438/ecs.v7i1.247. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/247. Acesso em: 12 maio. 2025.

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