DIAGNÓSTICO DO PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE ITUIUTABA-MG: VISITA AO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA E FISIOLOGIA HUMANA (LANAF-UFU) COMO FERRAMENTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v6i2.238Palavras-chave:
anatomia humana, alimentação saudável, laboratório, índice de massa corpórea.Resumo
O presente estudo avaliou os conhecimentos na área de anatomia humana, o índice de massa corpórea (IMC) e os hábitos alimentares de 134 estudantes da rede de educação básica do município de Ituiutaba-MG, promovendo uma visita ao Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana (LANAF/UFU) (70 de escolas privadas e 64 de escolas públicas). Os resultados demonstraram que, em média, os estudantes encontram-se dentro da faixa de IMC considerada ideal e que os estudantes do gênero masculino possuem IMC mais elevado, independente da escola. Entretanto, foi observado que 31% dos estudantes das escolas privadas e 25% dos estudantes das escolas públicas estavam dentro da faixa de sobrepeso. Apenas 50% dos estudantes autorreferiram sua alimentação como saudável e foi observado um grande consumo diário de alimentos de alto nível calórico, açúcares e gorduras. Além disso foi observado que os estudantes possuem um conhecimento satisfatório acerca do corpo humano, com melhor desempenho de estudantes das escolas privadas e do gênero feminino. Concluindo, independente do conhecimento acerca do corpo humano e alimentação adequada, os estudantes apresentam hábitos alimentares pouco saudáveis, com indivíduos apresentando níveis preocupantes de sobrepeso e obesidade, reforçando a necessidade de ações visando uma melhoria nos hábitos de vida dentro das escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.