ESTUDO ANALÍTICO DA QUALIDADE DE ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS APÓS PERCOLAÇÃO POR FILTROS TRADICIONAIS (DE BARRO)
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.659Palavras-chave:
Água, Poços artesianos, Filtro de barroResumo
A população do Município de Cuité-PB, residente nas zonas rurais utiliza-se de água proveniente de manancial subterrâneo extraída por meio de poços tubulares, e sem receber nenhum tratamento adequado para consumo humano. Dada a importância das águas subterrâneas para a população, o trabalho teve por objetivo fazer um estudo analítico das propriedades como; pH, turbidez, dureza total, teor de cloretos, alcalinidade, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos de alguns poços artesianos na zona rural, do município. Para melhorar a qualidade das águas foi utilizado o processo de percolação em filtros tradicionais de barro. O estudo analisou águas de abastecimento após passar por filtro contendo velas com carvão ativado, observando as características da matriz, seguindo o padrão da Portaria do Ministério da Saúde e a Portaria de Consolidação n°888/2021 comparando os resultados com os níveis permitidos para qualidade das águas. Os resultados indicaram que antes do tratamento algumas amostras se encontravam fora dos padrões estabelecidos e após o processo de tratamento as análises não apontaram alterações significativas para os parâmetros avaliados, de modo que a água proveniente dos quatro poços analisados apresentou boa qualidade físico-química após o tratamento por filtros de barro, estando de acordo com as especificações apontadas pela legislação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.