CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS ACIDENTES POR PICADA DE ESCORPIÃO NO NORDESTE DO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.512Palavras-chave:
Escorpiões, Picadas de Escorpião, Epidemiologia, BrasilResumo
O acidente por picada de escorpião constitui um grave problema de saúde pública no Brasil, tanto pela sua elevada incidência em todas as regiões do país, como também pela sua potencialidade em ocasionar casos clínicos graves, às vezes fatais, especialmente em crianças. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou avaliar os riscos associados à prática de polimedicação em idosos a partir da produção científica nacional e internacional dos últimos 10 anos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizado nas bases de dados MEDLINE, SciELO, LILACS e Periódicos Capes, através dos descritores Escorpião, Envenenamento por escorpião, Picada de escorpião, Nordeste e Brasil, cruzados mediante o operador booleano AND. Utilizou-se os critérios de inclusão: artigos completos disponíveis na íntegra com publicação no período de 2011 a 2021, relatos de casos e/ou estudos de revisão, nos idiomas de português e inglês. Constituíram critérios de exclusão: monografias, teses, dissertações, boletins, resumos e relatórios. Foram encontrados 413 artigos, dos quais 16 compuseram o corpus de análise. O estudo proporcionou informações relevantes para que seja possível a realização de campanhas educativas com o objetivo de controlar e prevenir a picada de escorpião.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.