POLÍTICAS ESTRATÉGICAS NO PRÉ-NATAL: CAMINHOS DE FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.508Palavras-chave:
Pré-Natal, Saúde Materno-Infantil, Saúde das Mulheres, Saúde da Criança, Educação Profissional em Saúde PúblicaResumo
Compreender o processo de trabalho realizado no pré-natal pelas equipes de saúde da família, para assim contribuir na mudança da abordagem individual para a perspectiva coletiva. A apreensão da situação econômica social, de gênero e orientação sexual, de etnia e raça, de deficiências e da subjetividade, vivenciadas no período gravídico-puerperal, concede a perspectiva de redução dos indicadores de mortalidade materno-infantil por causas evitáveis na II Região de Saúde de Pernambuco. Trata-se de uma investigação-ação que utiliza o processo de trabalho e dinâmicas de formação para emancipação da ação. A formação é fundamentada na Metodologia Ativa de Ensino, tendo como público-alvo, profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde da II Região de Saúde do estado de Pernambuco. Ao final do primeiro módulo da formação, a iniciativa foi concebida como uma atividade transformadora, tendo em vista seu viés coletivo, crítico-refletivo e emancipatório, contribuindo enquanto força propulsora ao estímulo a mudança do processo de trabalho em saúde, sendo portanto um importante indutor para a mudança dos indicadores de mortalidade materno-infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.