POLÍTICAS ESTRATÉGICAS NO PRÉ-NATAL: CAMINHOS DE FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO TERRITÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.508

Palavras-chave:

Pré-Natal, Saúde Materno-Infantil, Saúde das Mulheres, Saúde da Criança, Educação Profissional em Saúde Pública

Resumo

Compreender o processo de trabalho realizado no pré-natal pelas equipes de saúde da família, para assim contribuir na mudança da abordagem individual para a perspectiva coletiva. A apreensão da situação econômica social, de gênero e orientação sexual, de etnia e raça, de deficiências e da subjetividade, vivenciadas no período gravídico-puerperal, concede a perspectiva de redução dos indicadores de mortalidade materno-infantil por causas evitáveis na II Região de Saúde de Pernambuco. Trata-se de uma investigação-ação que utiliza o processo de trabalho e dinâmicas de formação para emancipação da ação. A formação é fundamentada na Metodologia Ativa de Ensino, tendo como público-alvo, profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde da II Região de Saúde do estado de Pernambuco.  Ao final do primeiro módulo da formação, a iniciativa foi concebida como uma atividade transformadora, tendo em vista seu viés coletivo, crítico-refletivo e emancipatório, contribuindo enquanto força propulsora ao estímulo a mudança do processo de trabalho em saúde, sendo portanto um importante indutor para a mudança dos indicadores de mortalidade materno-infantil.

Biografia do Autor

  • Caio César Ferreira Alverga, Universidade Federal da Paraíba
    Possui graduação em Nutrição pela Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa (2017); Pesquisador no Laboratório de Pesquisas em Saúde - LAPS 2018-2023; Mestrando no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Epidemiologia) - UFPB. Especializando em Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS/ Universidad De La República Uruguay - Udelar. Pesquiso na área da Nutrição (Insegurança Alimentar, Relações de desigualdade e contextos sociais teóricos frente ao comportamento alimentar), Saúde Coletiva (Epidemiologia, Experiências comunitárias, redes de solidariedade, aleitamento materno - politica pública) e Agroecologia (Territorialidades e Soberania Alimentar).

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

POLÍTICAS ESTRATÉGICAS NO PRÉ-NATAL: CAMINHOS DE FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO TERRITÓRIO. (2023). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 10(1). https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.508

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