PRODUÇÃO DE MUDAS DE Schizolobium amazonicum EM REJEITO DE MINERAÇÃO DE COBRE E FERTILIZANTE ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.437Palavras-chave:
paricá, fitorremediação, metal pesado, rejeito de mineração, matéria orgânica.Resumo
O rejeito do processo de mineração de cobre depositado em barragens tem se tornado um problema socioambiental. Através da fitorremediação é possível reutilizar o rejeito de mineração para produção de mudas de espécies florestais, como o Schizolobium amazonicum para cultivos em áreas degradadas. O objetivo da pesquisa foi produzir mudas de Schizolobium amazonicum utilizando rejeito de mineração de cobre e matéria orgânica. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá-PA. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. As avaliações morfométricas foram altura, o diâmetro de caule e o número de folhas. A fitomassa seca foi pesada e serviu para determinação do índice e fator de translocação, coeficiente de extração e índice de qualidade de Dickson. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparadas pelo teste de Tukey a α ≤ 0,05. À medida que diminuiu a quantidade de cobre no substrato, houve acréscimo na altura das plantas e no número de folhas sendo que as mudas do T5 obtiveram um crescimento satisfatório, pois atingiram 60 dias com a medida morfométrica da altura adequada para a espécie. Para o índice de qualidade de Dickson, as mudas se apresentaram aptas a serem cultivadas no campoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.