VISITANTES FLORAIS DE TURNERA SUBULATA SM. (PASSIFLORACEAE) NO MUNICÍPIO DE CUITÉ - PB
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v3i2.74Palavras-chave:
Visitantes florais, Turnera, ParaíbaResumo
As relações entre plantas e visitantes florais estão baseadas em uma troca de recompensas e em função uma gama de modificações morfológicas, estruturais, comportamentais e fisiológicas tem surgido ao longo da história evolutiva desses grupos. Dado a importância desse tipo de estudo, especialmente desconhecido no domínio das caatingas da Paraíba, este trabalho objetivou realizar um levantamento dos visitantes florais de Turnera subulata no município de Cuité. Para tanto foram realizadas observações diretas em três pontos distintos da área de estudo no período de 18 de abril a 20 de maio de 2016. Como resultado observou-se que 7 espécies da ordem Hymenoptera, abelhas pertencentes às famílias Andrenidae e Apidae e 2 espécies de Lepidoptera, borboletas pertencentes à família Hesperiidae, foram os visitantes de T. subulata durante o período de estudo. Comparando-se os dados obtidos com os de outros estudos realizados no estado de Pernambuco, verificou-se uma correlação indicando que há especificidade na relação visitante-planta, no caso de T. subulata. Ficou também evidenciado que a abelha Protomeliturga turneraerealiza suas atividades de cópula em partes vegetativas da planta. Ressalta-se, portanto, a necessidade de preservação de tais ambientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.