MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA

Célia Maria Rufino Franco, Leonardo Lira de Brito, Josevandro Barros Nascimento, Ysmênia Karla Medeiros de Azêvedo Almeida

Resumo


Neste artigo será relatada uma experiência com a utilização da modelagem matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, de modo particular, no ensino das Integrais Definidas.  A presente pesquisa foi desenvolvida em uma turma de Cálculo Diferencial e Integral II, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (Campus Cuité), durante o semestre letivo de 2018.1. Após alguns estudos teóricos realizados nas aulas de Cálculo foi proposto o problema de obter o volume de uma laranja e a área da sua superfície. Vários métodos foram utilizados e os resultados foram comparados. O processo de modelagem se deu na evolução dos conceitos matemáticos empregados. Com este trabalho, se propôs verificar na prática como seria o desenvolvimento de uma aula de Cálculo com uso da modelagem matemática e como seria a receptividade dos alunos diante deste recurso. A partir das aplicações foi possível concluir que o uso da modelagem matemática para o ensino de integrais definidas pode ser bem proveitoso, tornando a aula dinâmica e atrativa.

Palavras-chave


Aplicações; Cálculo; Laranja; Volume; Área de superfície.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v7i2.323

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