DESVIOS DE QUALIDADE EM SUPLEMENTO ALIMENTAR A BASE DE CÁLCIO DE OSTRAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.255Palavras-chave:
controle de qualidade, suplementos nutricionais, cálcio.Resumo
O cálcio de ostras é uma opção para suplementação de cálcio disponível no mercado, sendo a qualidade de suplementos alimentares fundamental para garantir a segurança do produto, através de ensaios baseados na legislação vigente. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de cápsulas de cálcio de ostras comercializados via internet. A qualidade das amostras foi avaliada seguindo métodos farmacopeicos como referência. As cápsulas foram avaliadas quanto a padrões mínimos de qualidade e envolveram a determinação de peso médio, desintegração, doseamento e uniformidade de conteúdo. Os resultados revelaram que nenhuma das amostras atenderam ao parâmetro de peso médio, no teste de desintegração, apenas a cápsulas das marcas A e B se desintegraram no tempo estabelecido. Apenas a amostra A alcançou o teor especificado pela maioria das monografias de substâncias que são determinadas pelo método de titulação. No ensaio de uniformidade de conteúdo a amostra A não apresentou uniformidade e homogeneidade de distribuição do suplemento nas doses individuais. Assim, Todas as amostras apresentaram devios de qualidade, estando inadequadas para consumo, segundo os padrões de qualidade exigidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.