Políticas Editoriais

Foco e Escopo

É uma revista eletrônica organizada por Grupo de Educadores da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde, com o intuito de apresentar diferentes tipos de pesquisas nas diversas áreas de conhecimento. O Centro CES/UFCG abrange na Unidade de Educação os cursos de Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia; na Unidade de Saúde; Farmácia, Nutrição e Unidade de Enfermagem, Curso de Pós-Graduação Lato-Senso em Educação e Mestrado em Ciências Naturais e Biotecnologia. Considerando a diversidade de cursos e as possibilidades de pesquisas em áreas correlatas, surge a necessidade de criar este espaço para socializar pesquisas produzidas no âmbito local, nacional e internacional. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é divulgar e aprofundar o diálogo acadêmico proporcionando interações entre áreas interdisciplinares que envolvam a Educação, Ciência e a Saúde. A partir de 2014 a revista eletrônica “EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E SAÚDE” passa a ser publicada semestralmente e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de editores e revisores constituído por investigadores de diferentes instituições.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados à revista devem ser inéditos. Não serão aceitos textos previamente publicados, inclusive em anais de eventos e servidores de preprints. Não serão aceitos textos que estão em avaliação simultânea em outro periódico. Plágio, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação, não são permitidos. A revista utiliza software para controle de plágio. 

Serão aceitos trabalhos redigidos em português, inglês e espanhol.


Para apresentação do artigo, utilizar a NBR 6022/2003 – Informação e Documentação – artigo em publicação periódica impressa – bem como as diretrizes expostas neste link

A revista “EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE” reserva-se o direito de efetuar a revisão de linguagem quando julgar necessária, para atender aos padrões da revista, sem alterar, a ideia do autor.

O trabalho recebido para publicação será encaminhado, sem identificação de autoria, ao julgamento de dois ou três especialistas-pareceristas, designados pelo Conselho Editorial da Revista.

O autor receberá os pareceres dos especialistas-pareceristas também sem identificação. Em caso de artigo com mais de um autor, um deles será notificado, via e-mail, sobre as modificações a serem efetuadas. Todavia, a revista “EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE” reserva-se o direito de recusar um artigo, caso o autor se recuse a efetuar as modificações sugeridas pelos especialistas. 

Serão considerados pelos especialistas-pareceristas, além das normas de publicação: atualidade e relevância do tema; originalidade; consistência científica e atendimento às normas éticas.

Uma vez aceito para publicação, não serão permitidas adições, supressões ou modificações do artigo.

Os conteúdos dos textos assinados são de responsabilidade dos seus/as autores/as.

 

 

Periodicidade

Periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os periódicos científicos são responsáveis pela divulgação dos resultados de estudos e pesquisas científicas, sendo fonte de informação e preservação do conhecimento.

A facilidade de acesso proporciona a grande aceitação dos periódicos científicos on-line pela comunidade científica e acadêmica. Cruz et. al (2003, p. 47 apud MENDONÇA; FACHIN; VARVAKIS, 2006) afirmam que: “o acesso, via Internet, a novos recursos informacionais, como hipertexto, hipermídia [...] tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia dos profissionais da informação”.

Para Silva, Pinheiro e Menezes (2005) as publicações periódicas eletrônicas possuem uma série de vantagens em relação às impressas, tanto para os editores como para o usuário final, pois facilita o acesso e disseminação do conhecimento produzido.

Fontes:

DUCATTI, Marcos Antonio et al. Elaboração de uma revista científica eletrônica da área de informática em saúde – RECIS. Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.sbis.org.br/cbis/arquivos/1010.pdf. Acesso em: 17 mar. 2010.

MENDONÇA, Thais Carrier; FACHIN, Gleisy Regina Bóries; VARVAKIS, Gregório. Padronização de periódicos científicos on-line: estudo aplicado na área de biblioteconomia e ciência da informação. Informação e sociedade, João Pessoa, v. 16, n. 01, p. 179 – 191, jan/jun 2006.

RAMACCIOTTI, Angélica Santos; TAVARES, Elisabeth dos Santos. Criação e desenvolvimento de revista científica de acesso aberto em formato digital – o caso da revista paidéi@. Padéi@ - revista científica de educação a distância, v. 02, n. 02, dez. 2009.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Acesso livre.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.