FOTOPROTEÇÃO ORAL: A EFICÁCIA CLÍNICA E MECANISMOS DE AÇÃO DO EXTRATO DE POLYPODIUM LEUCOTOMOS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v4i1.94Palavras-chave:
Polypodium leucotomos, queimadura solar, raios ultravioletaResumo
O eritema, fotodermatoses, envelhecimento precoce e o câncer de pele são induzidos principalmente pela radiação ultravioleta, a qual altera o DNA, o sistema antioxidante celular e a remodelação da matriz extracelular, provocando a imunossupressão. Portanto, a fotoproteção é essencial para reduzir o dano actínico agudo e crônico e, atualmente, alguns agentes de uso oral como o extrato de Polypodium leucotomos, que possuem ação fotoprotetora, vêm sendo utilizados com a proposta de reduzir o dano à pele a partir de mecanismos moleculares e celulares. O fotoprotetor de uso sistêmico proporciona proteção a todo o corpo, incluindo o couro cabeludo, e não apenas nas áreas aplicadas, como no caso das formulações tópicas. Assim, o objetivo do estudo foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da eficácia clínica e propriedades fotoprotetoras do extrato de Polypodium leucotomos. Foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados do MEDLINE/PubMed, LILACS e SciELO limitada aos últimos 10 anos. Foi possível concluir que as propriedades fotoprotetoras demonstradas e os mecanismos de ação do P. leucotomos sugerem que ele possui um potencial significativo para complementar outros métodos de fotoproteção. Os ensaios clínicos demonstram que seus efeitos são capazes de reduzir significativamente o eritema, além de possuir efeitos benéficos nas fotodermatoses.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.