ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATIVAS COM IDOSOS DIABÉTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
O diabetes mellitus é uma doença crônico-degenerativa de etiologia múltipla causada pela falta de insulina e/ou incapacidade da insulina de exercer a captação adequada da glicose na corrente sanguínea. Trata-se de uma patologia muito prevalente no idoso e que vem se tornando um problema de Saúde Pública de grande relevância em todo o mundo. Um aspecto negativo bastante preocupante é a desmotivação e a falta de conhecimento a respeito desta patologia, o que pode levar esses portadores a manterem um tratamento inadequado, bem como um estilo de vida errôneo. Este trabalho expõe as atividades realizadas na unidade básica de saúde Ezequias Venâncio, aplicado a um grupo de idosos portadores de diabetes, em Cuité/PB, durante os meses de junho a dezembro de 2013. Foram desenvolvidas atividades educativas de forma lúdica, como jogos, rodas de conversa e material demonstrativo, além de visitas domiciliares. A realização dessas ações é fundamental para informar e educar os idosos quanto à alimentação, proporcionando mudança de hábitos e estilo de vida saudáveis. A participação foi observada através da adesão do público-alvo, o qual se mostrou envolvido no decorrer do projeto, sendo perceptível a evolução do conhecimento por parte dos idosos. É um processo de construção do saber coletivo que busca uma melhor qualidade de vida dos mesmos.
Texto completo:
PDFReferências
AMORIM, Maria Marta Amancio; RAMOS, Natália; BENTO, Isabel Cristina e GAZZINELLI, Maria Flávia. Intervenção educativa na diabetes mellitus. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 168-184. ISSN 1645-0086.
ANTONIO, Patrícia. A Psicologia e a doença crónica: Intervenção em grupo na diabetes Mellitus. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 15-27. ISSN 1645-0086.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7p. NBR 6023: informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sociedade Brasileira de diabetes. Guia básico para o diagnóstico e tratamento. Programa Harvard/ Joslin/SBD – Brasília, 1996. p.89
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, 2002. Disponível em: . Acesso em 18, feveiro de 2014.
BOAS, Lilian Cristiane Gomes-Villas; FOSS, Milton César; FOSS-FREITAS, Maria Cristina; TORRES, Heloísa de Carvalho; MONTEIRO, Luciana Zaranza; PACE, Ana Emilia. Adesão à dieta e ao exercício físico das pessoas com diabetes mellitus. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2011 Abr-Jun; 20(2): 272-9.
COSTA, Jorge de Assis; BALGA, Rômulo Sangiorgi Medina; ALFENAS, Rita de Cássia Gonçalves; COTTA, Rosângela Minardi Mitre. Promoção da saúde e diabetes: discutindo a adesão e a motivação de indivíduos diabéticos participantes de programas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 16(3):2001-2009, 2011.
FERRARI, Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: MCGraw-Hill do Brasil, 1982.
HELENO, Maria Geralda Viana e ANTONIA, Catarina. Promoção e Educação para a Saúde: um Estudo com Pacientes Diabéticos. Psic., Saúde & Doenças. 2004, vol.5, n.2, pp. 189-194. ISSN 1645-0086
OLIVEIRA, Luciano. Manual de sobrevivência universitária. Campinas: Papirus, 2004.
TORRES, Heloisa de Carvalho; FRANCO, Laercio Joel; STRADIOTO, Mayra Alves; HORTALE, Virginia Alonso; SCHA, Virginia Torres. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Rev Saúde Pública, 2009;43(2):291-8.
TOSCANO, Cristiana M. As campanhas nacionais para detecção das doenças crônicas não transmissíveis diabetes e hipertensão arterial. Ciência & Saúde Coletiva, 9(4):885-895, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v1i1.9
Apontamentos
- Não há apontamentos.