SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE SECAGEM CONVECTIVA DE SEMENTES DE ABACATE (PERSEA AMERICANA MILL)
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.663Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido para descrever a cinética de secagem de caroços de abacate (Persea americana Mill) por meio de modelos empíricos e difusivos. Em função disso, a secagem foi realizada numa estufa de circulação forçada de ar, operando em duas temperaturas de 60°C e 70°C, com intervalos de tempo previamente determinados. Os dados experimentais foram aplicadas no software Lab Fit para determinar parâmetros de ajuste e taxa de secagem através de equações empíricas. Considerando geometria esférica para as amostras, foi utilizado o software Analitical com solução analítica para equação de difusão e admitindo duas condições de contorno (primeiro e terceiro tipos). Como proposta para pesquisas posteriores nessa área, se realizou otimizações no software Spherical para solução numérica, com o intuito de analisar se este modelo matemático precisa de melhorias. Dentre os modelos empíricos estudados, o de Page apresentou os melhores valores para indicadores estatísticos, já em relação ao modelo analítico esse cenário foi observado para a condição de contorno do terceiro tipo. Mas, as melhores curvas de ajuste aos pontos experimentais foram observadas para o modelo numérico. Portanto, os resultados reforçam a importância de estudos sobre caroços de abacate, mediante aplicação da secagem e modelagem matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.