ESTUDO ANALÍTICO DE MATRIZES AQUOSAS COM ADSORVENTE NATURAL (CORTIÇA) APLICANDO CROMATOGRAFIA EM COLUNA E CARTUCHO (SPE)

Autores

  • Kessiane Santos Neves
  • Gabriela Silva Fialho UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Gabriel Leite Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Denise Domingos da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.657

Resumo

A água é extremamente importante para todas as formas de vida no planeta, porém em algumas regiões esse recurso não se encontra em quantidades abundantes, como é o caso do Nordeste. Devido à escassez de chuvas a população busca outras fontes de água, no entanto nem sempre estão próprias para consumo, a exemplo das águas subterrâneas. O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade da água proveniente de poços artesianos da cidade de Nova Floresta-PB, além de propor um tratamento aplicando cromatografia preparativa (adsorção) e extração em fase sólida com cartucho (SPE) adaptados, utilizando o adsorvente natural (cortiça). Foram avaliadas as propriedades físico-químicas como; pH, condutividade elétrica, turbidez, dureza, teor de cloretos, alcalinidade e sólidos totais dissolvidos. Os resultados de cada parâmetro físico-químico foram comparados com os valores estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde N 888/2021. Após todas as análises verificou-se que as águas dos pontos B e C não estão de acordo com a Portaria, além disso, concluiu-se que o adsorvente natural (cortiça) possibilitou resultados promissores no tratamento das amostras. Dessa forma, as águas do município de Nova Floresta-PB coletadas para esta pesquisa não estão de acordo com os requisitos de qualidade de água do Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

11-01-2025

Como Citar

SANTOS NEVES, Kessiane; SILVA FIALHO, Gabriela; LEITE FERREIRA, Gabriel; DOMINGOS DA SILVA, Denise. ESTUDO ANALÍTICO DE MATRIZES AQUOSAS COM ADSORVENTE NATURAL (CORTIÇA) APLICANDO CROMATOGRAFIA EM COLUNA E CARTUCHO (SPE). Educação, Ciência e Saúde, Cuité, Paraíba, Brasil, v. 11, n. 2, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v11i2.657. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/657. Acesso em: 10 maio. 2025.