O BRINCAR NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v1i1.6Resumo
O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de um grupo de extensionistas do Curso de Bacharelado em Enfermagem, durante a execução do Projeto de Extensão: o brincar, a brincadeira e o jogo no espaço hospitalar: estratégias para minimizar os efeitos da hospitalização infantil. O projeto, ligado ao Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande ocorreu na vigência de junho a dezembro de 2013, direcionado às crianças hospitalizadas no Hospital Municipal de Cuité – PB. A proposta de trabalho compreendeu: Planejamento das atividades de recreação através de encontros semanais para leitura e discussão de textos referentes aos temas: ambiente hospitalar, a criança e a doença, cuidados paliativos, ludismo como estratégia de intervenção, oficinas de brincadeiras, confecção de material didático e lúdico, dentre outros e o segundo momento, que consistiu na realização dos encontros para as intervenções lúdicas no contexto hospitalar. De modo geral, os resultados desse projeto de extensão mostraram que o brincar constitui-se de fato em um recurso viável e adequado para o enfrentamento da hospitalização e pode ser mais utilizado quando a criança encontra apoio nas ações institucionais que viabilizam e disponibilizam recursos humanos e materiais para este fim.
Referências
ARLI, Melo Pedrosa; MONTEIRO, Hélio; LINS, Kelly; PEDROSA, Francisco; MELO, Carolina. Diversão em movimento: um projeto lúdico para crianças hospitalizadas no Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, IMIP. Revista Brasileira de Saúde Materna e Infantil. 7(1):99-106, 2007.
FAVERO, Luciana; DYNIEWICZ, Ana. Maria; SPILLER, Andreia. Pereira. Martins.; FERNANDES, Leonardo. Alexandre. A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil como ação de enfermagem: relato de experiência. Cogitare Enfermagem, 12(4):519-24, 2007.
LEITE, Tânia Maria Coelho; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda. O brinquedo no hospital: uma análise da produção acadêmica dos enfermeiros brasileiros. Revista de Enfermagem Anna Nery, 11(2):343 – 50, 2007.
MAIA, Edmara Bazone Soares; RIBEIRO, Circéa Amália; BORBA, Regina Issuzo Hirooka. Brinquedo terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiros na prática assistencial à criança e família. Revista Gaúcha de Enfermagem. 29(1):39-46, 2008.
MITRE, Rosa Maria de Araújo; GOMES, Rosa. A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil como ação de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 9(1):147-154, 2004.
MOTTA, Alessandra Brunoro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Brincar no hospital: estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil. Psicologia em Estudo, 9(1):19-28, 2004.
UNIVERDIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Estatuto. Campina Grande; 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.