AROMATERAPIA NO CURIMATAÚ PARAIBANO: EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES VEGETAIS UTILIZADAS NA MEDICINA POPULAR E CULINÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.560Palavras-chave:
Capim-santo, Coentro, Hidrodestilação, Óleos Essenciais, CG-EM.Resumo
A aromaterapia é uma prática terapêutica alternativa que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restaurar o equilíbrio e a harmonia do organismo. Eles são produtos voláteis, odoríferos e imiscíveis, ou muito pouco miscíveis em água, presentes naturalmente em plantas aromáticas. Nessa perspectiva, o presente estudo possui o objetivo de prospectar espécies vegetais aromáticas de utilização na medicina e culinária popular na região do Curimataú paraibano, para a extração de óleo essencial, bem como determinar o seu rendimento. Trata-se de um estudo experimental no qual foi realizada a extração do óleo essencial do capim santo e do coentro. O método de extração foi a hidrodestilação com aparelho Clevenger. Observou-se que o rendimento da extração do óleo essencial do capim santo variou entre 0,422% a 0,608% e o rendimento do óleo essencial do coentro variou entre 0,224% a 0,604%, sendo considerado um rendimento satisfatório para ambas as espécies vegetais. A análise por CG-EM possibilitou a observação de 15 constituintes para o óleo essencial de Cymbopogon citratus dos quais apenas 12 foram identificados, sendo o constituínte majoritário com 45,52% o geranial. Para a espécie Coriandrum sativum, não foi possível a identificação de seus constituintes por CG-EM.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.