CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA NA REGIÃO TROPICAL EM CONDIÇÕES DE EL NIÑO E LA NINÃ E SUA INFLUÊNCIA NA PLUVIOSIDADE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.451Palavras-chave:
Nordeste Brasileiro, Secas, El Niño, La Niña.Resumo
O Semiárido Nordestino enfrenta secas frequentemente. Essas secas são ligadas a diversos fatores climáticos, como a temperatura, a umidade, a pluviosidade, a irradiação solar, a pressão atmosférica, a vegetação, aos fenômenos oceano-atmosféricos, dentre outros. Neste contexto, as análises climáticas realizadas neste artigo levaram em consideração os registros de estiagens prolongadas a partir de 1900 até o ano de 2017, com os eventos El Niño e La Niña observados a partir de 1950 até os dias atuais. Foram analisadas as relações entre as secas e estes dois fenômenos oceano-atmosféricos. Esta verificação se deu através da análise dos dados obtidos de artigos científicos, teses e agências de monitoramento do clima e do tempo, sendo estudadas e analisadas as ocorrências de secas, suas durações e sua frequência ao longo do tempo. Neste contexto, observamos que os eventos El Niño e La Niña são relevantes para entender o regime de secas no Nordeste Brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.