INFLUÊNCIA DA TROMBOFILIA EM PACIENTES GESTANTES
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.353Palavras-chave:
hipercoagulabilidade, gravidez, tromboembolia VenosaResumo
Durante o período gestacional ocorrem alterações fisiológicas que podem afetar a coagulação e o sistema fibrinolítico, ocasionando um quadro de hipercoagulabilidade. Tendo em vista que a paciente pode ter desenvolvido trombofilia antes da gravidez e/ou possuir fatores genéticos capazes de desencadear essa patologia, este quadro clínico pode ser agravado, podendo causar complicações e, em casos mais graves, provocar o aborto e até a morte da paciente. Assim, esta pesquisa objetivou analisar a influência da trombofilia em gestantes, elucidando os riscos atribuídos, por meio de revisão integrativa, no período de 2009 a 2019. Utilizou-se as plataformas PubMed, SciELO, Periódicos CAPES e Science Direct, norteando-se pela questão: Quais fatores e riscos causados pela trombofilia em gestantes. Mutações no gene G20210A da protrombina e no fator V Leiden foram identificadas como sendo as principais responsáveis por desencadear quadros trombofílicos em pacientes antes, durante ou após o período de gestação. Dentre as complicações, o tromboembolismo venoso representa um importante fator de risco, o que implica cuidado e atenção com gestantes. Devido aos agravos que podem aparecer ou intensificar durante a gravidez, por influência de quadro trombofílicos, é de extrema importância o acompanhamento médico antes, durante e após o período gestacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.