UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO TREZENTOS NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Thaís Branquinho Oliveira Fragelli Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Ricardo Ramos Fragelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v3i1.59

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Aprendizagem Colaborativa, Trezentos

Resumo

A aprendizagem ativa tem se mostrado uma boa alternativa para estimular o engajamento dos estudantes em sala de aula e em outros ambientes educativos. Para além disso, é possível construir situações de colaboração de modo a tornar essa aprendizagem ainda mais significativa para os estudantes, aumentando o rendimento em conteúdos complexos e construindo um profissional crítico, solidário e reflexivo. Um método que tem tido bons resultados em termos de aprendizagem, aprovação e diminuição dos casos de nervosismo e ansiedade em avaliações é o método Trezentos que consiste, basicamente, em criar grupos potencialmente colaborativos para auxiliar nas dificuldades de aprendizagem dos estudantes com baixo rendimento. O objetivo do presente artigo é apresentar a experiência de utilização desse método em um módulo de uma disciplina do curso de Fisioterapia.

Biografia do Autor

  • Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
    É graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás, especialista em Fisioterapia Neurofuncional (Unb) e Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional (ABRAFITO). No mestrado pelo Instituto de Psicologia da UnB desenvolveu pesquisa para compreensão dos fatores determinantes de comportamentos saudáveis para prevenção de lesões neurológicas e ortopédicas de origem ocupacional com uso do SPSS. No doutorado em Ciências da Saúde pela UnB desenvolveu pesquisa voltada para a compreensão das competências para o NASF/SUS, no âmbito do ensino superior. Atuou como professora e coordenadora de curso no IESB em nível de graduação, na ESCS/FEPECS em nível de pós-graduação no Curso de Especialização em Saúde da Família como supervisora de práticas territoriais, orientadora e professora credenciada na área de metodologia de pesquisa, e na graduação de fisioterapia da Universidade de Brasília. Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Regional de Santa Maria (SES/DF) como servidora pública estadual, prestando atendimentos a pacientes com patologias neurológicas, traumatológicas e ortopédicas e é pesquisadora de métodos de aprendizagem ativa, significativa e colaborativa ministrando oficinas pelo Brasil.
  • Ricardo Ramos Fragelli, Universidade de Brasília
    Possui Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, onde também fez graduação e mestrado em Engenharia Mecânica. Atualmente é professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e faz parte do corpo docente do Mestrado em Design do Dep. de Design Industrial, onde orienta trabalhos na área de design de interação em ambientes educacionais. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu dez prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED e Santander Universidades. Desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos aplicados à Educação, Simuladores Interativos, Inteligência Artificial, Redes Quantizadas, Técnicas e Métodos Educacionais, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem Multiformes.

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Publicado

25-08-2016