DIALOGANDO SOBRE HIGIENE BUCAL COM PRÉ-ESCOLARES: PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Luiz Eduardo de Almeida, Mirian de Souza Lucas, Patrícia Carolina Gomes, Pedro Henrique Duarte de Mello, Rodrigo de Oliveira Silva

Resumo


Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.


Palavras-chave


Higiene bucal. Educação em saúde. Creches. Estágio clínico. Planejamento estratégico. Creches.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v7i1.247

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