O DOCENTE EM ODONTOLOGIA: IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA QUALIDADE DA FORMAÇÃO DO ALUNO

Iris Durães, Giulian Lennon Macedo, Rosemary Lacerda Ramos, Paula Mathias

Resumo


O trabalho objetiva trazer à baila a questão da formação dos docentes de Instituições de Ensino Superior, mais especificamente, daqueles que atuam nos cursos de Odontologia, demonstrando as deficiências destes, no que tange ao conhecimento de práticas didático-pedagógicas, abordando a ênfase dispensada ao ensino tecnicista predominante nestas Instituições, em detrimento de uma formação acadêmica que priorize a formação didática, a pesquisa, a formação de mestres e doutores, bem assim, a necessidade de alteração na grade curricular dessas Instituições, mormente, no curso em destaque, com a inserção de matéria voltada para a preparação do graduando que já demonstre interesse em atuar na área docente. Constata-se, que por não se tratar de uma ciência exata, a questão didático-pedagógica, por si só, ainda que relevante, não se mostra uma fórmula pronta, em razão de que é possível a existência de excelentes professores, tecnicistas puros, detentores apenas do nível de graduação (são os profissionais liberais bem sucedidos que faremos referência), bem como, por outro lado, também é possível a existência de professores titulados (mestres e doutores) que, embora detentores de conhecimentos e saberes deixam a desejar nas questões prático-pedagógicas, sendo suplantados, em muito, por aqueles detentores tão somente da graduação.


Palavras-chave


Docentes de Odontologia; Práticas Pedagógicas; Educação Continuada

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v5i2.139

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