ESTOQUE MEIOFAUNÍSTICO EM UMA PRAIA EM PROCESSO DE ENGORDA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.681Palavras-chave:
Nematoda, meiofauna, praiaResumo
Considerando a relevância dos ecossistemas marinhos, uma série de estudos vem sendo realizados com o objetivo de avaliar os impactos resultantes tanto de ações humanas quanto naturais. Alguns organismos, como a meiofauna, atuam como bioindicadores, uma vez que, por serem considerados partículas vivas no sedimento, retêm características deixadas por poluentes e também são sensíveis a alterações abruptas no ambiente. portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar a meiofauna e a nematofauna na praia de Ponta Negra-RN, que passará por um processo de aterramento hidráulico. As amostras biosedimentológicas foram coletas em quatro pontos e quatro réplicas na zona do mediolitoral abrangendo toda a extensão praial. Para a extração da meiofauna utilizou-se a metodologia chamada de meiobentologia. A meiofauna foi representada por 10 táxons, nematoda sendo o mais frequente e mais abundante. A nematofauna foi composta por 12 géneros, com destaque para Paracyatolaimus, Microlaimus, Daptonema e Enoplolaimus. A análise espacial indicou maior dissimilaridade entre os pontos de coleta 1 e 4, com Nematoda e Tardigrada sendo os principais responsáveis por essa variação.
Palavras-chave: Praia arenosa, Meiofauna, Aterro hidráulico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.