CIÊNCIA CIDADÃ E SEU POTENCIAL NO ENVIO DE DADOS SOBRE LIBÉLULAS (INSECTA: ODONATA) NO BIOMA CAATINGA

Autores

  • Daniela Sotério de Souza Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.654

Palavras-chave:

biodiversidade, inaturalist, odonatos.

Resumo

A Ciência Cidadã é entendida como a participação de entusiastas da ciência na coleta e envio de dados científicos, e tem se destacado como uma ferramenta eficaz para o monitoramento e o conhecimento de espécies. O objetivo do presente trabalho foi explorar o potencial da ciência cidadã no levantamento de dados sobre insetos da ordem Odonata no bioma Caatinga. O estudo utilizou dados da plataforma iNaturalist, cujas análises foram realizadas nos softwares R Studio e QGIS. Como resultado, de um total de 477 registros de odonatos analisados, os gêneros Erythrodiplax e Erythemis se destacaram com o maior número de observações para a Caatinga, demonstrando uma considerável diversidade de espécies para o bioma. Entretanto, o estudo também evidenciou lacunas, como a ausência de registros em algumas regiões, o que reforça a necessidade de expandir a rede de colaboradores e observadores. A pesquisa destacou a importância da ciência cidadã na obtenção de dados em grandes áreas e com baixo custo. Portanto, o estudo mostrou o potencial da ciência cidadã no mapeamento de odonatos na Caatinga.

Biografia do Autor

  • Daniela Sotério de Souza, Universidade Federal de Campina Grande
    Licenciada em Ciências Biólogiacas pela Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde, Unidade Acadêmica de Biologia e Química.

Downloads

Publicado

29-07-2025

Como Citar

DE SOUZA, Daniela Sotério. CIÊNCIA CIDADÃ E SEU POTENCIAL NO ENVIO DE DADOS SOBRE LIBÉLULAS (INSECTA: ODONATA) NO BIOMA CAATINGA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v12i1.654. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/654. Acesso em: 30 jul. 2025.