ÓLEOS ESSENCIAIS CONTRA TRICHOSPORON SP.: UM FUNGO OPORTUNISTA EMERGENTE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.543Palavras-chave:
Infecções fúngicas invasivas, Antifúngicos, TricosporonoseResumo
Trichosporon sp. é um fungo oportunista emergente, que pode causar desde infecções superficiais até invasivas. Cepas resistentes aos tratamentos vêm sendo detectadas, fato que objetivou, nesta pesquisa, realizar uma revisão integrativa acerca de óleos essenciais com atividades anti-Trichosporon. A revisão foi realizada por meio das bases de dados Pubmed, Science Direct, Google Acadêmico, BVS, LILACS, MEDLINE e Portal Periódicos CAPES, incluindo estudos publicados no período de 2012 a 2022, nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, utilizando os operadores booleanos AND e OR, com os descritores: Trichosporon, óleo essencial, toxicidade aguda, toxicidade crônica e estudo clínico, em combinações nos idiomas português e inglês. Foram encontrados na literatura treze óleos essenciais com atividade anti-Trichosporon, dos quais a Lavandula stoechas subsp. Luisieri, Lavandula pedunculata, Psidium cattleianum Sabine, Campomanesia xanthocarpa, Cinnamomum zeylanicum e Rosmarinus officinalis se destacaram por suas fortes atividades antifúngicas, com CIM abaixo de 500 µg/mL e suas baixas toxicidades, sendo o primeiro o que mais se aproxima de um potencial candidato a novo antifúngico com a atividade almejada. Além deste, outros óleos que apresentaram boa atividade antifúngica podem ser mais explorados através de estudos toxicológicos e clínicos, visando suas inserções em um tratamento farmacológico mais eficaz e seguro contra Trichosporon sp.
Palavras-chave: Infecções fúngicas invasivas. Antifúngicos. Tricosporonose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.