PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Rute Helly da Costa Maciel, Allana Petrúcia Medeiros de Miranda, Isadora Caroline Pereira Sena de Carvalho, Júlio Rodrigues de Averla, Letícia Moura Ribeiro Barbosa, Adriana Montenegro de Albuquerque

Resumo


Primeiros socorros são procedimentos prestados à vítima, capazes de estabilizar os sinais vitais e evitar complicações. Habilitar estudantes e funcionários é fundamental para a prevenção de acidentes em crianças nas escolas. Objetivou-se sintetizar os principais estudos com intervenções de ensino de primeiros socorros no ambiente escolar. Trata-se de um revisão integrativa realizada nas bases de dados Medline, Science Direct, Pubmed, LILACS e Bdenf, no periódo de outubro a novembro de 2020 que resultou em 14 artigos após aplicação dos critérios de elegibilidade. Identificam-se cinco estudos desenvolvidos no Brasil, 11 artigos apontaram nível IV em evidência científica e seis desses, foram publicados em 2017. Ressalta-se que as intervenções de educação em saúde acerca de primeiros socorros nos ambientes escolares, combinadas de forma teórico-práticas, se mostraram satisfatórias quanto aos seus resultados. Salienta-se melhora significativa no conhecimento da temática com professores, funcionários e alunos, tornando-os aptos a prestarem primeiros socorros em situações no ambiente escolar.

Palavras-chave


Primeiros Socorres; Educação em Saúde; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v8i1.369

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