TEMAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ABORDADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ANTES DA PANDEMIA COVID-19

Islana Fonseca, Gabriele Marisco, Benedito Eugenio

Resumo


A educação em saúde é considerada um importante campo de conhecimentos e de práticas para promover autonomia dos sujeitos. O setor educacional é um aliado para concretização de ações voltadas ao fortalecimento das capacidades dos indivíduos para manter a saúde, criar ambientes saudáveis e consolidar políticas públicas voltadas para qualidade de vida. Assim, se entrelaçam a necessidade da discussão dos temas educação em saúde e políticas de formação, emergindo as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, vistas como possibilidades alternativas de complementação das estratégias de ensino, cujo conhecimento e consequente exploração podem inferir positivamente no processo educacional. Esta pesquisa apresentou como objetivos elencar temas de educação em saúde realizadas na educação básica 2014-2019, antes da pandemia do Covid-19 chegar ao Brasil, por meio de divulgação no Portal de Periódicos da Capes. Como resultados de pesquisas foi possível observar que os temas sexualidade, saúde escolar, nutrição e saúde bucal são mais discutidos nas escolas. As principais metodologias utilizadas foram questionários estruturados, atividades práticas, intervenções clínicas, análise e elaboração de material didático. Conclui-se que é de grande relevância proporcionar à comunidade escolar momentos de informação e conhecimento sobre saúde, apontando a importância dos cuidados básicos necessários para evitar possíveis agravos e adoecimentos.

Palavras-chave


saúde na escola, ensino e saúde, metodologias ativas

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v8i1.359

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