JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ENZIMAS

Keila Pessoa De Oliveira, Yanara Alessandra Santana Moura, Ariadne Tennyle Vieira de Souza, Karoline Mirella Soares de Souza, Ana Lúcia Figueiredo Porto, Raquel Pedrosa Bezerra

Resumo


A bioquímica é complexa, extensa e de caráter interdisciplinar. O ensino tradicional gera uma disciplina decorativa e desinteressante. O jogo lúdico caracteriza-se como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento e desenvolvimento cognitivo e social. O objetivo foi elaborar e avaliar um jogo lúdico sobre enzimas visando uma aprendizagem colaborativa e divertida. A atividade tem como público alvo discentes de nível superior. O jogo de tabuleiro é composto por materiais simples, de baixo custo e fácil acesso. Questionário constituído por cinco questões objetivas foi utilizado para avaliar o jogo. Observou-se entusiasmo, motivação e troca de conhecimentos entre discentes durante o jogo. Após análise dos questionários, observou-se que os discentes aprovaram o jogo como ferramenta complementar no estudo da estrutura química, organização tridimensional e função de enzimas, através de uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


bioquímica, didática, aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v8i1.357

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