AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE CISTERNAS DA ZONA RURAL E URBANA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ – PB

Leandro Almeida Carvalho, Denise Domingos da Silva

Resumo


O uso de cisternas para armazenar água durante os meses sem precipitação contribui para minimizar o problema da quantidade, mas a potabilidade muitas vezes pode ser inadequada. Dessa forma o presente estudo teve como objetivo realizar um estudo físico-químico da qualidade de águas de cisternas da zona rural e urbana do município de Cuité–PB, para verificar se estas atendem aos padrões físico-químicos estabelecidos para a saúde através de medidas de pH, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, dureza, alcalinidade, cloreto e turbidez. Foram observadas as condições pelas quais a água é armazenada nas cisternas de forma a influenciar na qualidade. As análises demostraram que, em geral, as águas de cisternas atendem aos padrões físico-químicos estabelecidos, com exceção do teor de cloreto em amostras de águas de chuvas e de sólidos dissolvidos totais nas amostras de carros-pipa. As condições e cuidados praticados pelos proprietários são realizadas de forma moderada.

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DE ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA. Relatório Anual sobre a situação dos recursos hídricos no estado da Paraíba. 2009.

ALVARADO Darner Mora; HERRERA Nuria Alfaro. Caracterización y distribucion por cantones de la dureza del agua em fuentes utilizados para consumo humano em Costa Rica. Revista Costarricense de Salud Pública. San José, v.8 n.15, dec. 1999.

AMORIM, Miriam Cleide Cavalcante de; PORTO, Everaldo Rocha. Avaliação da Qualidade Bacteriológica das Águas de Cisternas: Estudo de Caso no Município de Petrolina. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMI-ÁRIDO, 3., 2001. Petrolina. Anais... Pernambuco: ABCMAC, 2001. p. 2 – 5.

AMORIM, Miriam Cleide Cavalcante; PORTO, Everaldo Rocha. Considerações sobre controle e vigilância da qualidade de água de cisternas e seus tratamentos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, 4., 2003, Juazeiro. Anais... Juazeiro: ABCMAC; Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2003.

ANDRADE NETO, Cícero Onofre de. Proteção sanitária das cisternas rurais. In: SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 11., 2004. Natal. Anais... Natal: ABES/APESB/APRH, 2004. p. 2 – 3.

ANNECCHINI, Karla Ponzo Vaccari. Aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis na cidade de Vitória (ES). 2005. 150f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.

BRASIL. Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Jan. 2012. Seção 1, p 43.

BRITO, Luiza Teixeira de Lima et al. Avaliação das características físico-químicas e bacteriológicas de águas de cisternas da comunidade Atalho, Petrolina – PE. In: V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA. 5., 2005, Teresina. Anais... Teresina: [s.n], 2005.

CASALI, Carlos Alberto. Qualidade da água para consumo humano ofertada em escolas e comunidades rurais da região central do Rio Grande do Sul. 2008. 173f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Manual Prático de Análise de Água. Brasília, 2009.

GNADLINGER, João. A contribuição da captação de água de chuva para o desenvolvimento sustentável do semi-árido brasileiro – uma abordagem focalizando o povo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO SEMI-ÁRIDO, 3., 2001, Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). 2010. Cidades. Disponível em: ˂http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.html˃. Acesso: 22 de Maio de 2013.

MELO, Maria Jubelita Silva. Investigação de propriedades físico-químicas de águas de abastecimento utilizando metodologias analíticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Campina Grande, Cuité. 2011.

MELO, Luciano Rabello da Cunha. Variação da Qualidade da Água de Chuva no Início da Precipitação. 2007. 103f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

MEYER, Sheila T. O uso do cloro na desinfecção de águas, a formação de trialometanos e os riscos potencias à saúde pública. Cad. Saúde Públ., vol. 10, n.1, p. 99-110, jan/mar. 1994.

OLIVEIRA, Rui de et al. Relação entre condutividade e sólidos totais dissolvidos. In: 20º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2009, Rio de Janeiro: [s.n], 2009.

ROLOFF, Tatiana Aparecida. Efeitos da não aplicação do controle de qualidade da água nas indústrias alimentícias. SaBios: Revista de Saúde e Biologia, Campo Mourão, v.1, n.1, p.52-57, 2006.

SILVA, Carolina Ventura da. Qualidade da água de Chuva Para Consumo Humano Armazenada em Cisternas de Placa. Estudo de Caso: Araçuaí, MG. 2006. 136f. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

SILVA, José Fabiano da Rocha. Avaliação físico-química e microbiológica da água de abastecimento do Município de Cuité – PB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, 2010.

SILVA, Nara de Melo Dantas da. Qualidade microbiológica das águas de chuva em cisternas da área rural do município de Inhambupe, no semiárido baiano e seus fatores intervenientes. 2013. 136f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SPERLING, Marcos Von. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3º ed. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

SOUZA, Sérgio Henrique Braga de et al. Avaliação da qualidade da água e da eficácia de barreiras sanitárias em sistemas para aproveitamento de água de chuva. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 16, n. 3, p. 81-93, 2011.

APHA. Standard Methods of Examination of Water and Wastewater, 20th Edition. American Public Health Association. 1999.

TAVARES, Adriana Carneiro. Aspectos físicos, químicos e microbiológicos da água armazenada em cisternas de comunidades rurais no semi-árido paraibano. 2009. 165f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2009.

VAITSMAN, Delmo Santiago; VAITSMAN, Mauro Santiago. Água Mineral. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v1i1.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.