HABILIDADES EMPREENDEDORAS DE CONCLUINTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Jaysa Soares dos Santos, Luciana Dantas Farias de Andrade, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, Matheus Figueiredo Nogueira, Joane Paloma de Souto Araújo, Amélia Raquel Lima De Pontes

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades empreendedoras dos concluintes de uma Instituição de Ensino Superior. Com uma abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo, tendo como cenário o curso de bacharelado em enfermagem de um campus pertencente a uma Instituição de Ensino Federal. A coleta do material foi realizada entre setembro/outubro de 2018, com entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado, contando com 24 estudantes concluintes. Os resultados apontaram que os concluintes apresentam o conceito midiático do empreendedorismo, mesmo cursando disciplinas voltadas para a temática em sua futura profissão. Limitam suas opções apenas ao empreendedorismo coorporativo em detrimento ao social, não demonstrando desejo em empreender, o que pode explicar pela conjuntura social, econômica e política. Conclui-se que os entrevistados apresentavam traços de habilidades empreendedoras, no entanto, era nítida a timidez evidenciada pela citação estratégica em terceira pessoa, o que foi notório a falta de visão empreendedora, apesar da enfermagem ser uma área em ascensão e com diferentes possibilidades laborais.


Palavras-chave


Enfermagem, gestão em saúde, mercado de trabalho

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v7i1.257

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